Contos de enganar o tempo

Pontos abordados e diálogos interdisciplinares 

para coordenadores, mediadores de leitura e professores

1- O silêncio da lua nova

Temáticas sugeridas: astronomia, cantigas.

Depois de ler: Que tal pesquisar sobre as fases da lua? Em sua cidade ou região existem lendas ou histórias relacionadas às fases da lua? Você pode escrever sobre elas e ilustrar suas descobertas. Pesquise também sobre algumas cantigas antigas, do tempo de seus avós ou dos pais de seus avós.

Além do conto: O que poderia acontecer na torre durante as outras fases da lua? Imagine que a cantiga do rapaz possa ser escrita na forma de um poema e escreva como você a imagina. Você seria capaz e imaginar outro destino para o rapaz, ao final do conto?

 

2- Naia

Temática sugerida: meio ambiente, botânica, cadeia alimentar, seres mitológicos.

Depois de ler: No conto, o lago é recoberto por ninfeias. Pesquise sobre essas plantas e seu papel no ambiente lacustre. A personagem principal do conto pode ser uma ninfa. Pesquise sobre esses seres mitológicos e descubra a qual categoria Naia pertence. Em cada um dos recantos, e na floresta, há diferentes animais. Escolha um deles e pesquise sobre algumas de suas características, incluindo hábitos alimentares.

Além do conto: A fonte de um dos recantos do lago murmurou muitas histórias para Naia. Imagine e escreva uma dessas histórias. Depois compartilhe. Você também pode escrever sobre um dos tipos de ninfa que descobriu em sua pesquisa ou escrever uma história sobre uma delas no ambiente a qual pertence.

 

3- No reino do gongo

Temática sugerida: marcação do tempo, calendário.

Depois de ler: Pesquise sobre diferentes formas e instrumentos de marcar o tempo.

Além do conto: Construa um quadro de horário semanal para lhe ajudar a organizar seu dia. Não se esqueça de reservar um tempo para brincar ao ar livre, ouvir as pessoas e ler um bom livro.

 

4- Odalubacne

Temática sugerida: sistemas de escrita, símbolos de escrita.

Depois de ler: Nem todos os povos usam o mesmo alfabeto. No passado, muitos povos usaram símbolos para escrita muito diferentes do que conhecemos hoje. Pesquise sobre diferentes sistemas de escrita e a diversidade de símbolos usados em outras culturas através do tempo. Você pode escolher uma palavra da qual goste muito e tentar escrevê-la com outro sistema de símbolos.

Além do conto: Escolha uma qualidade que o defina e escreva de forma invertida, como o monstro do conto. Convide alguns amigos para fazer a mesma coisa e brinquem de adivinhar a característica de cada um. Que tal desenhar o Odalubacne?

 

5- Quem com mico brinca, de macaco vira brinquedo

Temática sugerida: proteção aos animais.

Depois de ler: Pesquise sobre as leis de proteção animal e sobre os órgãos públicos e civis que trabalham por eles. Em sua cidade, há alguma atividade que expõe os animais a algum tipo de risco ou maus tratos? Pesquise por que animais silvestres não devem, e não podem, ser tratados como animais domésticos. Você já ouviu falar de alguma prática de adivinhação que se vale do auxílio dos animais?

Além do conto: Vamos discutir sobre a utilização de animais para ganhar dinheiro, sem preocupação com as leis de proteção aos animais? O que você pensa sobre a exploração animal para o lazer humano, como acontece em circos, rodeios, parques de diversão e afins? Converse com seus amigos, ouvindo a opinião de cada um.

 

6- A vizinha encurvadinha

Temática sugerida: lembrança, memória, família, troca entre gerações, botânica.

Depois de ler: O conto fala de uma planta usada para construir uma vassoura. Pesquise sobre essa planta. Pesquise sobre materiais usados para fazer as vassouras, considerando materiais tradicionais e alternativos. Procure pela internet, ou em revistas, imagens de embalagens de diferentes produtos que mudaram com o passar do tempo.

Além do conto: Procure, em sua cidade, ou arredores, materiais para construir uma vassoura. Depois,  você pode testá-la, sem moderação! Em sua casa, há algum objeto que guarda a sua memória ou a memória de sua família? Que tal escrever uma história sobre esse objeto e suas memórias?

 

 

7 – A poção do caldeirão

Temática sugerida: lembrança, memória, família, troca entre gerações.

Depois de ler: Converse com seus pais ou outras pessoas da família para saber como eram as brincadeiras em seu tempo e do que mais gostavam de brincar.

Além do conto: Imagine que você seja capaz de criar uma poção mágica que dê vida a algum objeto inanimado. Agora, escreva sobre o que colocaria nessa poção e sobre esse objeto, contanto por que gostaria que ele tivesse vida.

 

8- Se essa ruga não fosse minha

Temática sugerida: fábulas, hábitos alimentares dos animais, nutrição.

Depois de ler: Pesquise sobre os diferentes tipos de tartarugas, seus hábitos alimentares, tempo de vida, habitat. Pesquise sobre a importância de uma alimentação variada para os animais onívoros, como o homem.

Além do conto: Que tal elaborar um cardápio bem nutritivo para seu dia? Ou preparar com os amigos um lanche bem variado, com frutas, grãos e proteínas?

 

 

9- A Viagem de Carmem

Temática sugerida: meio ambiente,  migração animal, ecossistemas marinhos, nutrição animal.

Depois de ler: Pesquise sobre as baleias jubarte: ciclo de vida, hábitos alimentares, movimento migratório, habitat. Pesquise sobre Abrolhos e sua importância ecológica. Na sua cidade, tem alguma unidade de conservação? Caso tenha, pesquise um pouco sobre ela e sua importância. E, se for possível, aproveite para fazer uma visita.

Além do conto: Que tal fazer um mapa da rota migratória das baleias jubarte, destacando alguns pontos que ela poderia encontrar pelo caminho, caso nadasse bem próxima à costa?

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon