ANTOLOGIA

Homem da Montanha – do verso para a prosa

Organização Márcia Lobosco

Editora In Media Res

 

 

Compositor, cantor e pianista, autodidata, Benito de Paula é um renomado artista brasileiro. Na década de 1970, ele inovou o samba ao introduzir o piano em seus shows, com seu estilo musical chamado de "sambão-jóia", antecipando o som dos pagodeiros atuais. Levou a sua música para o mundo inteiro, passando por México, Japão, EUA, Angola, Argentina, entre outros países. Tem 35 discos gravados e mais de 45 milhões de cópias vendidas pelo mundo.

A alcunha que lhe deu reconhecimento esconde o nome de Uday Velloso, nascido em Nova Friburgo (28/11/1941), região serrana fluminense, onde continuam residindo sua família de origem. Com a proposta de se apresentar com um piano de salão tocando samba, e não só música clássica ou jazz, o jovem artista fez seus primeiros acordes lá pela década de 1960, bem antes de se tornar estrela nacional. Isso quando era ainda crooner em boates do Rio e de São Paulo, antes de se tornar o pianista de fraque e gravata borboleta que todos conhecemos.

O homem da montanha desceu a serra e foi fazer sua carreira. E já se vão 50 anos.

 

Para homenagear Benito de Paula e Nova Friburgo, a Editora In Media Res propõe a publicação de livro de contos a partir das músicas do compositor. Na organização do trabalho, está a Professora Márcia Lobosco, parceira da editora.

Márcia Lobosco

Organizadora/Instituto Leituras

 

Amanda Lobosco e Ana Beatriz Manier

Editora In Media Res

 

Nova Friburgo, 1º de fevereiro de 2021

 

 

Regulamento

 

I. PERÍODO DE INSCRIÇÃO

A seletiva ficará aberta inicialmente de 01/02/2021 a 31/03/2021 ou até atingir o máximo de 20 autores, podendo ser encerrada antecipadamente caso obtenha seu número máximo antes do prazo mencionado; também poderá ser prorrogada, caso tal limite não seja atingido durante o período de inscrição.

 

 

II. PARTICIPANTES

Podem participar autores naturais ou naturalizados brasileiros, residentes ou não no país, maiores de 18 anos.

 

 

III. TEXTO

O texto, no gênero conto ou crônica, deverá se inspirar numa das letras de músicas de autoria de Benito de Paula, listadas a seguir. No início do texto deve constar o título (criado pelo autor do texto) e, logo abaixo, o título da música inspiradora; em seguida nome e sobrenome do autor do texto (do modo como deseja usar na publicação).

 

  1. Ah, como eu amei

  2. Vai ficar na Saudade

  3. Como dizia o mestre

  4. Se não for amor

  5. Além de tudo

  6. Do jeito que a vida quer

  7. Maria baiana

  8. Mulher brasileira

  9. Charlie Brown

  10. Sanfona branca

  11. Velho, profissão esperança

  12. Assobiar ou chupar cana

  13. Amigo do sol, amigo da lua

  14. Viva ao sol

  15. Proteção às borboletas

  16. Homem da montanha

  17. 30 anos de saudade

  18. Bandeira do samba

  19. Osso duro de roer

  20. Tudo está no seu lugar

 

Cada autor pode enviar 01 texto no gênero conto ou crônica, com no máximo duas laudas, considerando tamanho de Folha A4. O arquivo deve ser em Word, com envio em anexo somente para este e-mail:

 

institutoleituras@gmail.com

 

No corpo do e-mail, identificar-se com nome completo (como deseja usar na publicação) e número de WhatsApp.

 

No assunto do e-mail, identificar como: Homem da Montanha + nome do autor do texto

 

Os participantes declaram, desde já, serem responsáveis pela autoria do conto encaminhado e que ele não constitui plágio ou qualquer outra forma de apropriação autoral vedada pela legislação e demais mecanismos legais, assumindo inteira responsabilidade por eventuais reproduções de trabalhos de terceiros.

 

IV. SELEÇÃO

Os textos inscritos serão selecionados pela organização do projeto, que levará em conta a criatividade e o domínio de técnicas narrativas. A resposta será enviada por e-mail até 30/04, junto com proposta de publicação.

 

Formatação dos textos: fonte Arial, tamanho 12, margem justificada, espaçamento de parágrafo simples (sem espaço entre eles antes nem depois), margens da página em 2,0. (superior/inferior/direita/esquerda).

 

 

V. CUSTOS DE PUBLICAÇÃO

O custo de publicação é de R$ 340,00 por participante, parcelado em duas vezes, para uma tiragem de 300 unidades de uma publicação de 150 páginas, no formato 14x21 com orelhas,  e engloba os serviços de organização, edição, revisão, diagramação, design de capa, inscrição na Câmara Brasileira do Livro, divulgação em mídias sociais, coquetel de lançamento, promoção de eventos de bate-papo com os autores e lives.

 

Ao ter seu texto selecionado, o autor deverá preencher formulário para envio de dados para confecção de contrato de publicação e efetuar o pagamento da primeira parcela. A segunda e última parcela deverá ser efetuada na etapa de pré-impressão.

 

Cada autor selecionado terá direito a 15 exemplares do livro e poderá adquirir exemplares extras com a organização, se assim o desejar.

 

VI. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Os autores declaram, desde já, serem os únicos responsáveis pela autoria do conto encaminhado na inscrição, e que o mesmo não constitui plágio ou qualquer violação de direitos autorais patrimoniais e de imagem de terceiros.

 

Os participantes assumem total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros que se sintam prejudicados por suas participações na convocatória e no livro publicado.

 

Cabe à organização sanar as lacunas que eventualmente não estejam previstas neste Edital e sejam estritamente necessárias para o fiel andamento do processo de seleção e execução do projeto.

 

Os participantes selecionados autorizam a veiculação de seus nomes, textos, imagens e som de voz, para utilização em meios digitais de divulgação do livro.

 

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para:

 

institutoleituras@gmail.com