Nossos autores são nossa grande aposta.

Por eles trabalhamos e nos dedicamos.

Por eles,  respeito e admiração.

Rachel Ventura

Rachel Ventura Rabello nasceu no Rio de Janeiro, em 1990. Formou-se em Letras/Lite- raturas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente reside em Teresina (PI). Em Mãos, agora na sua segunda edição, é o seu primeiro livro de poemas.

Janimary Pecci

Janimary Guerra Pecci - MBA em Gestão Estratégica de Pessoas - ESTÁCIO NF. Especialização em Currículo e Prática Educativa - PUC/ RJ. Graduação em Letras - SANTA DOROTÉIA/ NF. Extensão em Formação de Professores e  Mediação de Conflitos - SEBRAE e TJ/NF.

Ana Beatriz Manier 

Ana Beatriz Manier é tradutora e escritora. Com formação  em Administração de Empresas e Letras, trabalha desde 2001 como tradutora no mercado editorial carioca e desde 2011 como escritora. Entre seus trabalhos como tradutora, estão traduções de autores como Robin Pilcher, Nora Roberts, Mary Rourke. Como escritora, publicou o livro infantil Astrobeijo,  a biografia Ó, o Globo! A história de um biscoito. .

Fábio Robles

Cirurgião-dentista formado pela USP, mestre e doutor em Dentística, Fabio trabalhou no serviço público  do Estado e da Prefeitura de São Paulo. É professor adjunto na UFF, no Instituto de Saúde de Nova Friburgo, e conselheiro no Conselho Municipal de Educação da mesma cidade. É  o atual presidente do Rotary Club Nova Friburgo. 

Virgínia Cavalcanti

Virginia Cavalcanti é jornalista, astróloga e escritora. Trabalhou na Folha de SP, Jornal do Brasil e na extinta TV Tupi. Foi para o exílio em Londres, em 1971, e lá foi correspondente das revistas Bloch e do Jornal do Brasil.

De volta ao Brasil, trabalhou nas revistas da Abril,  na Rede Globo, novamente na Folha de SP e  na revista Manchete. É autora de mais de 20 livros, entre eles: romances, poesia, receitas e autoconhecimento. 

Ania Kitilla

Natural de  Nova Friburgo, é aluna do curso de  Letras da UFF e membro da ala jovem da Academia Friburguense de Letras. É  autora do romance Café sobre tela em 2015. 

Seu romance, Brisa, é o único registro literário sobre a tragédia climática que abateu a cidade de Nova Friburgo em janeiro de 2011.


.

Isaias Freire

Formado  em Economia, tem especialização em Mercado de Capitais, Sistemas de Filtragem, Organização e Estratégia. Defendeu tese de Mestrado em Sistemas de Gestão na UFF.  Empresário atuante no ramo da indústria plástica e vestuário, lança-se  como escritor em um ramo que até então era somente um hobby: fala de cerveja artesanal com o conhecimento de anos como home brew. 

Manoel Carlos de Carvalho

Manoel Carlos nasceu em Nova Friburgo, morou na Austrália entre 1968 e 1970.  Formou-se na Escola Técnica Nacional, hoje Cefet/RJ. Estudou nos EUA. Foi empresário do setor naval, trabalhando na parte de reparos, e depois empresário do ramo hoteleiro (Hotel Olifas,  Nova Friburgo). No exercício de suas funções, conheceu com profundidade os estados do norte e nordeste do Brasil, assim como sua gente, seus costumes, sua cultura.

Margareth Cardoso

Margareth Cardoso nasceu em Cachoeiras de Macacu, é pedagoga, formada pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia e especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF. Dedica-se à área de joalheria desde 1990. Tem formação em gemologia, desenho de jóias, modelagem de jóias em cera, fechos e articulações e malha sem solda.

Amanda Almeida Fernandes Lobosco

Amanda é mestre em Segurança e Defesa Civil e bacharel em enfermagem pela Universidade Estácio de Sá. Possui pós-graduação em Saúde Pública, com ênfase em PSF ( PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA),  e Enfermagem Dermatológica .

Jana Meilman

Jana estuda letras  na Universidade Federal Fluminense. Antes de se tornar escritora, já trazia  ao mundo diversas histórias, através de seu trabalho como produtora editorial  em Brasília.  Ela hoje vive em Teresópolis, cidade  onde nasceu, cresceu e aprendeu o valor da família e da amizade, cerne da história de seu primeiro livro "Do que são feitas as estrelas" 

Carlos Eduardo Leal

Carlos Eduardo Leal é psicanalista, escritor, artista plástico e professor universitário.  É  autor de artigos de psicanálise  sobre a obra de Clarice Lispector e dos livros: Fragmenta (poesia), A sede da mulher e de um homem  (poesia), O Nó Górdio (Romance), A Última Palavra,  (Romance), O Céu da Amarelinha (Romance), Ensaio sobre o Gênesis, (Ensaio/quase-romance). Como artista plástico já participou de  mostras individuais e coletivas,  (técnica: acrílica sobre tela/ tema abstrato).

Ninfa Parreiras

Mineira, mora no Rio de Janeiro, onde atua com literatura e psicanálise. Graduada em Letras e Psicologia (PUC-RIO), mestre em literatura comparada (USP), é professora, psicanalista, editora e produtora cultural. Possui livros publicados para a infância e juventude, além de ensaios para professores e bibliotecários sobre livros e literatura, alguns premiados, outros selecionados para programas de governo. Sua escrita é marcada por um olhar poético sobre o outro e o diferente, por dar voz àqueles que estão à margem da sociedade.  

Felipe Candiota

Felipe Candiota é economista pela PUC-RJ, com especialização na University of South Carolina, Columbia. Foi editor da Brazil Hotels. Seu livro "Paixão e Esperança", trata de um caso de feminicídio, no Brasil.

José Augusto Sathler Neto

Mineiro das montanhas da Serra do Caparaó, aprendeu a lidar com a terra, com as vacas, os porcos, as galinhas e as plantas, em especial a lavoura de café. Formou-se engenheiro pela antiga Escola Nacional de Engenharia, hoje UFRJ, em 1956. Trabalhou 31 anos na IBM e assim foi participante ativo do inicio do uso dos computadores. Teve também experiências de mudanças intensas  com Psicanálise,o Zen Bhudismo e a Programação Neurolinguistica PNL.

Yasmin Abrahão

Yasmim é natural de Nova Friburgo, ex-aluna do Colégio Anchieta e graduanda em Letras-francês pela Universidade Federal Fluminense. Com apenas 14 de idade, foi vencedora do Concurso Nacional de poesia J.G de Araújo Jorge pela Academia Friburguense de Letras. Em 2015 foi vencedora do Concurso Estadual de literatura da Câmera Municipal de Nova Friburgo e do Concurso Nacional de poesia Heitor Villa Lobos novamente pela Academia Friburguense de Letras.

Fabiana Corrêa

Fabiana Corrêa nasceu em Bom Jardim e mora em Cordeiro, interior fluminense. Bióloga por formação, professora por ofício e escritora pelo chamado do coração, sempre transitou entre movimentos pedagógicos, culturais e ambientais, de onde colhe ideias que tecem suas histórias. Publicou livros de contos e infantojuvenis, além de participar em antologias de prosa e poesia, e atuar como articulista ambiental em jornais. Assim a autora segue entre as letras, pois, segundo ela mesma, quem conta um conto, aumenta o encanto.

Claudio Rosenbaum

Dentista, formado pela UERJ em 1984, com pós-graduação em implantologia oral, trabalhou durante 30 anos em consultório particular, tanto no Rio, como em Friburgo. Deixou a profissão em 2010, para se dedicar à sua paixão:  a construção civil.

Motociclista desde os 16 anos, adora viajar pelo mundo de moto, tendo tido a oportunidade de rodar bastante  pela América do Sul,  inclusive a Patagônia. Rodou de moto por praticamente todos os EUA,  indo até o Alasca.

Tem como hobby,  fazer esculturas em madeira.

Jorge Carvalho

Secretário de Educação nos anos de 1989/1992,  ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Carvalho é formado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, matéria que lecionou nas melhores escolas da cidade, junto com o exercício de sua carreira política. Atuou também como comentarista esportivo em programas de rádio de Nova Friburgo.

Angela Menezes de Almeida

Pedagoga e mestra em educação, exerceu o magistério por quatro décadas, em todos os níveis de ensino. É coautora e organizadora do livro Gestão Escolar: ações, reflexões e compartilhamentos na Baixada Fluminense, Editora Arco-Íris, RJ, 2008.

Hoje, é psicanalista, membro efetivo do Círculo Brasileiro de Psicanálise do Rio de Janeiro. Com “A menina que queria ser – travessia de uma existência”, ela faz sua estreia na literatura.

Karla de Souza Magalhães

Psicóloga Clínica e Hospitalar. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IESC/UFRJ. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Especialista em Saúde Multiprofissional pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF – UFRJ).

Rodrigo Garcia

Rodrigo Garcia nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em Nova Friburgo, onde vive atualmente. É professor universitário, doutorando em Direito (UFRJ), e mestre em Ciência Política e bacharel em Ciências Sociais (UFF). Em 2014, como fruto de seu mestrado, escreveu a dissertação "O Ouro Negro na Era Vermelha: a diretoria de Exploração e Produção da Petrobras durante o governo Lula".

Andréa Goldani

Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga.

Mestre em Neurociências e Comportamento.

Professora de Graduação e Pós Graduação em Psicologia de diferentes programas.

Mediadora de PEI.

Sócia Diretora da Córtex Atendimento Social Multidisciplinar.

João Baptista da Silva

João Baptista da Silva (in memoriam), contador por formação, teve vida pública e familiar intensa, marcada por bons feitos, generosidade e afeto. Seu pendor literário se deu nas crônicas jornalísticas e, principalmente, nos poemas acrósticos.

Ana Claudia Herdy Teixeira

Ana Cláudia Herdy Torres Teixeira é Mestre em Diversidade e Inclusão, Especialista em Deficiência Intelectual, Psicopedagoga Clínica/Institucional e Professora na rede municipal de ensino de Nova Friburgo há mais de vinte e cinco anos. 

Bárbara Gouvêa

Natural de Nova Friburgo, Bárbara Gouvêa é mercadóloga, produtora cultural e estudante de administração pela UFRRJ. Em 2018 deu seu primeiro passo no universo literário com o lançamento de Samsara – A história de Catarina e John através da produção independente.

Iracema Macedo

Rosana Miziara

Iracema Macedo é professora  e poeta.  Com graduação e mestrado em filosofia,  defendeu seu doutorado com a tese "Nietzsche, Wagner e a época trágica dos gregos".  Nascida em Natal,  viveu em Ouro Preto,  e atualmente é professora no Instituto Federal Fluminense, IFF, no estado do Rio de Janeiro. Entre seus livros, destacam-se: Lance de dardos (2000) e Invenção de Eurídice (2004), Poemas inéditos e outros escolhidos (2010), Cidade Submersa (2015). 

Historiadora com mestrado em História Social, é coordenadora de cultura da região central de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura, assim como coordenadora de projetos do Museu da Pessoa.  Foi diretora da CDN Cultural, onde coordenou projetos voltados para a comunicação. Atualmente é Relações Institucionais do Museu da Pessoa. Autora do livro: Nos rastros dos restos: a história do lixo em São Paulo.

Maria Bitarello

Maria Bitarello é mineira. Formada em Jornalismo pela UFJF e mestre em Literatura Luso-Brasileira pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), cresceu entre o Brasil e os Estados Unidos, viveu em Paris e hoje mora em São Paulo. É escritora, tradutora e jornalista, e trabalha desde 2015 no Teatro Oficina. É autora da antologia de crônicas 'Só sei que foi assim' (La petite ferme, 2014).

André Resende

André Resende é  escritor e roteirista. São seus os livros: Mundo enquadrado e Zomis: em torno do masculino (ensaios); Amor Vário e Birdboy (romances); Quem disse sim (poesia), Maçã Caramelada (teatro), Uma coisa de cada vez (contos), Quem sou eu? e Ermitongo (infantis). Atua também como psicanalista.

Sergio Farias

Sergio Farias é carioca, mestre em Administração, autor da peça teatral "Quem te viu, que te vê" e dos livros John Lennon Vida e Obra e Love Is Understanding - a vida e a época de Peter Tork e os Monkees. Foi assistente de direção do dramaturgo e cineasta Domingos Oliveira e colaborador do jornal International Magazine e dos sites:

letsrock.comthebeatles.com.br

jovemguarda.com.br 

senhorf.com.br

Ricardo Lengruber

Ricardo Lengruber Lobosco é formado em Teologia pelo Instituto Metodista Bennett e em História pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. É especializado em Teologia e Ministério pelo McCormick Theological Seminary e em Administração Escolar pela UCAM. É Mestre e Doutor em Teologia Bíblica pela PUC-RJ.

Alexandre Diniz

Doutorando em Saúde Coletiva pelo IESC/UFRJ. Mestre em Defesa e Segurança Civil pela UFF. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá. Possui as seguintes pós-graduações lato-sensu: Técnico Básico en Gestión Integral del Riesgo pela ENAPROC-MÉXICO, Gestão de Emergências em Saúde Pública pelo SÍRIO LIBANÊS, Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ, Enfermagem do Trabalho pela UNISUAM, Enfermagem intensivista de alta complexidade pela GAMA FILHO.

Catherine Beltrão

Catherine nasceu em Paris. Transitou pelas artes – balé e piano – na infância e adolescência, antes de cursar Engenharia de Sistemas. Com mestrado em Informática, atuou em algumas empresas no Rio de Janeiro. É professora na Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Análise de Sistemas.  Desde 2001, está à frente do Projeto ArtenaRede.

Alfredo Henriques

Alfredo Henrique nasceu no bairro de Quintino Bocaiúva no Rio de Janeiro. Filho de uma mulher analfabeta e de um servente de pedreiro, estudou medicina na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e Odontologia na Faculdade de Farmácia e Odontologia da mesma cidade. 

 É ateu e  anarquista,  tendo participado de muitos movimentos políticos. Na literatura escreveu para alguns jornais  e criou departamentos de cultura para a ABO e CREMERJ. 

Hilvânia de Carvalho

Hilvânia Maria de Carvalho é  psicanalista e poeta.  

Trabalha também como consultora financeira e gerente do Banco do Brasil, no campus da USP, em São Paulo. 

No período de 1988 a 1998, foi professora de língua portuguesa e sociologia em escolas da rede privada de ensino.  Na Secretaria Municipal de Cultura de SP, participou da equipe da Assessoria de Projetos Especiais.

Ana Paula Huback

Ana Paula Huback é Ph.D. em Linguística pela UFMG e pela University of New Mexico. É também professora de português para estrangeiros na Columbia University na cidade de Nova York. Nasceu em Nova Friburgo e muito cedo se aventurou pelo mundo, passando a maior parte de sua vida adulta em Nova York. É autora de livros didáticos e artigos científicos, porém, mais recentemente, tem se dedicado à escrita literária.

Marco Guedes

Médico, Bombeiro Militar, ouvinte de muitas historias; fez delas, inspiração para muitas outras histórias, que beiram o matiz autobiográfico, emolduradas na ficção de variados personagens, que podem ser, eu, você ou qualquer um que conhecemos.

Eu não existo, é uma primeira composição literária, que remete os leitores, a tempos que não voltam mais.

Elê Nogueira

Nascida no Rio de Janeiro (RJ), Elenice Lino Nogueira cursou História da Arte (UERJ), Artes Plásticas (UFRJ) e Licenciatura em Educação Artística (Bennet). Artista Plástica conhecida internacionalmente, 19 de suas telas fazem parte do acervo permanente do Banco Mundial em Washington DC. Já expôs no Brasil, Europa e Estados Unidos. Faz parte do grupo Notáveis da COMPACTOR, além de ilustrar e ministrar aulas. Elê gosta de dizer que faz poesia em forma de imagem, levando a linha para passear.

Mario Márcio

Natural de Nova Friburgo,  Mario Marcio é casado, pai de duas filhas e avô de um casal de netos. Formado em Comunicação Social, com pós graduação em recursos humanos; é funcionário aposentado do Banco Central do Brasil, instituição na qual trabalhou por 32 anos e onde ingressou através de concurso público.

Já escreveu seis livros: "Pedro Paulo de Araujo, o filho brasileiro de Fidel Castro" dentre outros.

Adriana dos Santos Muniz Spinelli

Friburguense, formada em Direito pela UERJ, trabalhou por quase 25 anos como advogada no meio corporativo no Rio de Janeiro. Atualmente, de volta à cidade natal, cursa Letras na UFF e faz revisões de textos para os amigos.

Márcia Lobosco

Márcia de Souza Silva Lengruber Lobosco é professora da rede pública e da rede privada. É formada em Pedagogia e Letras, com cursos de especialização nas áreas de Linguagens e Educação e Mestre em Relações Étnico-Raciais. 
É a idealizadora do Café Literário que acontece em Nova Friburgo desde 2012 e que recebeu o Prêmio Ricardo Oiticica de Práticas de Mediação de Leitura, pela Cátedra de Leitura da PUC-Rio em 2018. Mantém o Clube de Leitura Vivências, onde atua como curadora e mediadora, além de outros projetos literários.

Daisy Justus

Daisy Justus é carioca, graduou-se em Psicologia (PUC-RJ), é poeta e psicanalista com Mestrado em Antropologia Social (Museu Nacional - UFRJ). Coordena cursos e grupos de estudos sobre  Literatura e Psicanálise, dá consultoria literária e dedica-se também à literatura infantil. Durante quinze anos coordenou grupos de debate de cinema. Suas publicações mais recentes são Sala de Ensaio (poesia), um fio de silêncio (poesia), O muro da minha rua (infantil), Poemas em língua de cachorro (infantil), Florinha (infantil) e fresta(poesia).

Marina Gaspar Sant'Annna

Marina Gaspar Sant’Anna nasceu em Cordeiro no dia 8 de outubro de 1937. Cursou Letras na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, em Nova Friburgo - RJ. Pintora premiada, é afiliada da SBBA e está catalogada na FUNARJ e FUNIARTE. Pertenceu ao grupo de “Gincaneiros Pintores” do Rio de Janeiro e integra o catálogo de “ARTE BRASIL”  de Julio Louzada. Seu primeiro livro, intitulado “Trovas ao pé da ponte”, foi incorporado à biblioteca do Museu Histórico Nacional.

Claudia Marcia Blois

Psicóloga pela Universidade Gama Filho.

Psicanalista membro da escola Lacaniana de Psicanálise – RJ.

Autora de ”Aquarela de mim”, poemas.

Em formação em Yoga, no Instituto Surya Dharma Desenvolvimento Humano.  

Marcelo Verly

Professor universitário, Administrador e Profissional da UERJ, Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, MBA em Administração Pública pela FGV, Mestre em Engenharia de Produção pelo COPPE/UFRJ, Secretário de Educação (2010, 2011 e 2020), Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (2018-2020), Secretário de Governo (2002-2004), Secretário de Desenvolvimento Econômico (2005) e Secretário de Administração (2001-2004 e 2005) junto à Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, 

Monica Mezavila

Pedagoga e Psicopedagoga.

Psicóloga Clínica membro da equipe Córtex Atendimento Social Multidisciplinar.

Membro da equipe Manejando a Ansiedade.

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.

Eduardo Alves

Poeta, cientista social pela UFRJ, cursou Ciências Econômicas na UFRRJ. Foi Secretário de juventude do Partido dos Trabalhadores,  participou  da Teologia da Libertação e atuou na JOC e em Pastorais. Em Brasília, foi assessor do SINDSEP-DF e assessor da CONDSEF. Foi também assessor do vereador Adilson Pires e chefe de gabinete do deputado estadual Marcelo Freixo.  Foi coordenador da ESPOCC, diretor do Observatório de Favelas, atuou no IMJA-Instituto Maria e João Aleixo. 

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon