Educatoris é o nosso selo voltado para livros técnicos, pedagógicos e  acadêmicos  de várias áreas de conhecimento. Publica  livros de qualificação profissional, teses, dissertações de mestrado.

COMITÊ CIENTÍFICO

Francelise Pivetta Roque - Fonoaudióloga - Profª do Departamento de Formação específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo - UFF. Doutora em Ciências (Distúrbios da Comunicação Humana) - UNIFESP.

Gilson Saippa de Oliveira - Antropólogo - Profº do Departamento de Formação específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo - UFF. Doutor em Saúde Pública - ENSP-FIOCRUZ.

Julio Cesar Cruz Collares da Rocha - Psicólogo - Profº do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis. Doutor em Psicologia - UFRJ.

Marcelo Bessa de Freitas - Engenheiro Químico - Pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - FIOCRUZ. Doutor em Saúde Pública - ENSP-FIOCRUZ.

Renato Sampaio Lima - Psicólogo - Profº do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo - UFF. Doutor em Psicologia Social - UERJ.

 

 

Simone dos Santos Barreto - Fonoaudióloga - Profª do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo - UFF. Doutora em Ciências (Distúrbios da Comunicação Humana - UNIFESP.

 

 

Tania Afonso Chaves - Fonoaudióloga - Profª do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo _ UFF. Doutora em Educação - UFMG.

 

 

so capa.jpg

O ouro negro na era vermelha 

Dissertação

 

Rodrigo Garcia 

O Ouro Negro da Era Vermelha é a dissertação de mestrado em Ciência Política do autor na Universidade Federal Fluminense, em 2014. Esta datação é uma vantagem, pois oferece ora distanciamento e ora proximidade temporais suficientes para entendermos o importante setor petrolífero nos dias de hoje. Embora seja um trabalho acadêmico, a obra tem linguagem acessível para leigos. Neste livro, o leitor conhecerá, entre outros assuntos:

- A história do petróleo no Brasil             

- A história e a importância da Petrobras.

- A atuação do governo do PT no setor petrolífero, especialmente na área de Exploração e Produção.

- O contexto da descoberta do Pré-sal.

- A mudança do marco regulatório realizada pelo PT para o Pré-sal.

socapa.jpg

Manejando a ansiedade em adolescentes 

Dissertação

 

Andréa Goldane

Monica Mezavila

"Todos nós vivenciamos emoções de vários tipos e tentamos lidar com elas de maneira tanto eficazes quanto ineficazes. O verdadeiro problema não é sentir ansiedade, e sim nossa capacidade de reconhecê-la, aceitá-la, usá-la quando possível e continuar a funcionar apesar dela. Sem emoções, nossas vidas não teriam significado, textura, riqueza, contentamento e conexão com outras pessoas. As emoções nos lembram de nossas necessidades, nossas frustrações e nossos direitos – nos levam a fazer mudanças, fugir de situações difíceis ou saber quando estamos satisfeitos. Ainda assim, há muitas pessoas sobrecarregadas por suas emoções, temerosas dos sentimentos e incapazes de lidar com eles por acreditar que a tristeza e ansiedade impedem um comportamento efetivo.“

-

so capa.jpg

A implementação da política de educação inclusiva no município de Nova Friburgo

Dissertação

 

Ana Claudia Herdy Teixeira

Este livro é um produto da dissertação do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão – CMPDI, realizado na Universidade Federal Fluminense – UFF, onde Ana Cláudia Herdy Torres Teixeira explora a temática “A Implementação da Política Pública de Educação Inclusiva no Município de Nova Friburgo”. O desafio da autora em desvelar os processos que levam à construção das políticas públicas municipais, voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência nos sistemas de ensino, a partir dos contextos histórico-legislativos e sociais que as impulsionaram, levou a pesquisadora a analisar a trajetória das políticas públicas de educação inclusiva no município de Nova Friburgo. A obra apresenta uma pergunta central de partida – como a Política Pública de Educação Inclusiva implantada no Município de Nova Friburgo impactou a atuação profissional dos gestores e docentes da rede municipal de ensino? Para dar conta metodologicamente dessa questão, a pesquisadora se apropria da abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e de forma interessante, garimpa resultados que apontam para dados extremamente significativos, encontrados no percurso da implementação da educação inclusiva no Município de Nova Friburgo-RJ. A obra é elogiável e se traduz numa proposta que contém uma boa aposta!

so capa 25.jpg

Projeto Poetando 2019

Anuário

 

Organização:

Centro Educacional Monnerat

capa26.jpg

Projeto Turmateen Poetando 2019

Anuário

 

Organização:

Centro Educacional Monnerat

so capa.jpg

Guia de estudo   

Guia

 

Organização:

Colégio Nossa Senhora das Dores 

Guia de estudo elaborado pelo Colégio Nossa Senhora das Dores que tem como objetivo o alcance de melhores rendimentos nos estudos.

so capa.jpg

Perplexidade, Devaneios e Provocações.  

Artigos

Organização:

Fábio Renato Pereira Robles

Geni Amélia Nader Vasconcelos 

"Este livro é uma coletânea de sonhos e percepções sobre o ensino-aprendizagem em saúde, sobre os desdobramentos da preocupação amorosa com o outro, nos dias de hoje. São garrafas lançadas ao mar, que, esperamos, cheguem a estudantes, pacientes, professores e a todos àqueles que têm o cuidar como profissão." 

defesa civil capa.jpg

Desastre de 2011 e a realidade do pós-desastre para 18 famílias friburguenses atingidas 

Dissertação

Amanda Almeida Fernandes Lobosco 

O presente trabalho visa discutir a situação atual das famílias atingidas pelo desastre que assolou a região serrana fluminense em Janeiro de 2011. Tem como foco realizar  uma análise, 5 anos após o desastre, e desvendar que consequências sofreram essas famílias atingidas pelo evento climático. Apresenta como Tema: as consequências sociais do desastre de 11 de janeiro de 2011 para as famílias friburguenses atingidas. Objetivo geral: investigar as perdas vivenciadas e as consequentes reações psicológicas das famílias, vítimas do desastre de 2011 em Nova Friburgo, assentadas no Conjunto Habitacional Terra Nova. 

dengue2.jpg

Dengue pós-desastre - Um estudo da realidade de Nova Friburgo 

Dissertação

Alexandre Diniz Breder

Os desastres afetam a sociedade econômica e socialmente, trazendo sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. A dengue é uma doença que necessita de vetor, hospedeiro humano suscetível , vírus e o ambiente em combinação, a  hipótese é que as intensas chuvas associadas ao ambiente favorável à proliferação de vetores ocasionados pelo desastre, contribuíram para o aumento de criadouros e a quantidade de mosquitos aedes aegypti. Este trabalho teve o intuito de analisar o aumento de casos de dengue em Nova Friburgo após o desastre de 2011, traçar a atuação da vigilância ambiental no ano de 2011 e realizar um comparativo antes e após o evento, propondo medidas para o enfrentamento da dengue.

influência_capa.jpg

A Influência da escolha de um sistema de custeio no preço final 

Dissertação

Isaias Freire

Em um mercado cada vez mais competitivo, o preço de venda da mercadoria coloca-se como fator determinante para a decisão de compra por parte do consumidor. As empresas industriais, principalmente aquelas produtoras de artigos considerados commodities, deparam-se com uma concorrência focada basicamente nos preços. Assim, através da comparação de resultados provenientes da aplicação de quatro diferentes métodos de custeio (custeio por absorção, custeio direto, custeio meta e custeio ABC) em uma empresa industrial de pequeno porte (terceira geração do setor plástico) situada no interior do estado do Rio de Janeiro, o presente trabalho demonstra qual o método mais adequado para a tomada de decisões com relação à formação de preços e de custos dos produtos industriais.